Invasão sem controlo

O Bloco de Esquerda interpelou o Presidente da autarquia, face à letargia aparente, para mais uma vez se pronunciar sobre tipo de resposta está a ser dada pelo município à crescente invasão do jacinto-de-água nas principais linhas de água e se existe algum tipo de articulação com os municípios vizinhos.

O Vereador Luís Gomes interveio na reunião de câmara acerca deste tema preocupante:

Sr. Presidente quero trazer novamente a reunião de câmara o flagelo do jacinto-de-água. O jacinto-de-água é uma planta aquática flutuante. É uma planta perene e apresenta um crescimento bastante rápido, pode reproduzir-se muito rapidamente através de multiplicação vegetativa, podendo ainda reproduzir-se através de sementes. Trata-se de uma espécie invasora em diversas zonas do planeta. Na Europa não tem predadores pelo que se constituiu como uma espécie invasora com enormes impactos.

Como o Sr. Presidente sabe esta espécie invasora está a expandir-se significativamente em todo o concelho. As principais linhas de água do concelho nomeadamente as diversas valas e o rio Sorraia são as mais visíveis.

Gostaríamos de saber quais as medidas e articulações levadas a cabo junto dos municípios vizinhos para responder a esta controlo da espécie invasora jacinto-de-água que coloca em causa os diversos ecossistemas.

Aproveito para informar que o Bloco de Esquerda apresentou em sede própria um projeto de resolução que RECOMENDA A CRIAÇÃO DE UM PLANO NACIONAL DE CONTROLO DA ESPÉCIE INVASORA JACINTO-DE-ÁGUA e que junto para conhecimento desta câmara.