Luís Gomes cita comunicado da ZERO e envia recado à bancada Socialista na Assembleia Municipal

PS de Salvaterra andou anos a negar que a Celtejo fosse a principal fonte poluidora do Tejo, comunicado da ZERO confirma aquilo que o BE sempre afirmou.

A organização ambientalista Zero anunciou que o ministério do Ambiente confirmou  descargas ilegais da Celtejo em 2015, 2016 e 2017. A associação ambientalista quer que “o ministério accione junto da Celtejo a caução de 150 mil euros para danos ambientais”.
 

Em comunicado, a Zero refere que o ministério do Ambiente confirmou que “os dados do autocontrolo transmitidos pela empresa relativos a 2015 e 2016 demonstram que não forma cumpridos os limites de descarga de efluentes a que estava obrigada”.
 

Em relação a 2017, a associação diz que “de acordo com os dados do autocontrolo, a Celtejo emitiu 2,1 kg CBO5/tSA e cumpriu o seu limite de emissão, mas apenas o conseguiu porque o Ministério do Ambiente tinha, em 2016, subido incompreensivelmente o limite de emissão de 0,9 para 2,5 kg CBO5/tSA” e acrescenta: “Porém, em reunião da ZERO com a Inspeção Geral do Ambiente, foi confirmado que esta instituição iniciou mais de um processo de infracção por ultrapassagem dos valores limite de emissão (VLE) por parte da Celtejo”.

O CBO5/tSA é um indicador da quantidade de matéria orgânica biodegradável emitida para o rio.

“Resumindo, nos últimos três anos de que temos registo, há problemas de cumprimento pela Celtejo”, realça a Zero, apontando que o ministério também confirmou que levantou um processo à empresa fabricante de papel pelas descargas em 2015 e não esclareceu que medidas tomou em relação a 2016.

“Face a esta confirmação pelo Ministério do Ambiente de que a Celtejo tem efectuado, de forma recorrente e continuada, descargas ilegais dos seus efluentes no rio Tejo, a ZERO considera que estão reunidas as condições para que o Ministério accione a caução de 150 mil euros para danos ambientais prevista na licença de utilização de recursos hídricos da empresa, hipótese que está a ser ponderada pela Agência Portuguesa do Ambiente, de acordo com a resposta que foi remetida através do Ministério do Ambiente”, refere em comunicado a associação ambientalista Zero.

No final Luís Gomes deixou um recado " Sr. Presidente agradecíamos que transmite-se ao Partido Socialista do concelho de Salvaterra de Magos, do qual faz parte, à bancada do PS da assembleia municipal e ao respectivo presidente da assembleia municipal, destes factos assumidos pelas entidades competentes, na esperança de não continuarmos assistir à negação, direi mesmo, vergonhosa, de que a Celtejo é a principal fonte poluidora do Rio Tejo."
 

créditos de foto: Jornal Expresso