PS recusa proposta de apoio aos medicamentos apresentada pelo Bloco

Bloco de Esquerda propôs criação de regulamento de apoio à aquisição de medicamentos, no entanto, a proposta foi recusada com quatro votos contra do PS.

Na passada reunião de câmara o Bloco de Esquerda apresentou uma proposta de deliberação para a criação de um regulamento que apoie os idosos na aquisição dos medicamentos. Apesar das dificuldades sentidas pela população mais idosa e considerando que compete às autarquias locais desenvolver soluções para a resolução dos problemas que afetam as suas populações, o PS recusou esta proposta com quatro votos contra.

Analisando a dinâmica do envelhecimento demográfico no concelho de Salvaterra de Magos, conclui-se que a população residente com 65 anos ou mais anos tem vindo a aumentar de forma exponencial na última década. Sendo a esperança média de vida cada vez mais elevada e a população idosa uma das camadas sociais mais vulneráveis e em situação de maior carência económica ou social, é urgente que se tomem medidas para combater a situação de dificuldade social.

O Bloco de Esquerda propôs então ao Executivo da Câmara Municipal de Salvaterra de Magos, reunido no dia 06 de Dezembro de 2017:

a) a criação de respostas renovadas em beneficio da comunidade idosa do Concelho, considerando oportuno a implementação do Programa de comparticipação na aquisição de medicamentos, a atribuir pelo Município.

b) a comparticipação prevista no programa tem como objetivo apoiar a aquisição de medicamentos com receita médica, na parte não comparticipada, a cidadãos residentes no Concelho de Salvaterra de Magos, com idade igual ou superior a 65 anos, nas condições definidas em regulamento.

Lamentavelmente, o Executivo PS parece não estar muito preocupado em combater as dificuldades da população idosa do concelho de Salvaterra de Magos.