Esquerda.net

Subscreva feed Esquerda.net
Actualizado: há 43 minutos 19 segundos atrás

Hong Kong: Protestos sobem de tom e pedem demissão do governo

1 hora 43 minutos atrás
Quase dois milhões de pessoas manifestaram-se este domingo, exigindo a retirada completa da proposta de lei que permite as extradições para a China e a demissão da chefe do governo de Hong Kong.

Petição pública exige requalificação e reabertura da Linha do Douro

2 horas 44 minutos atrás
Foi lançada este sábado, dia 15, na Régua, uma petição promovida pela Liga dos Amigos do Douro Património Mundial e pela Fundação Museu do Douro que exige a “completa requalificação e reabertura da Linha do Douro” entre Ermesinde – Barca d’Alva e a ligação a Salamanca, Espanha.

Mais de mil médicos não terão acesso a especialidade este ano

5 horas 45 minutos atrás
A Associação de Médicos pela Formação Especializada alerta que em 2019 mais de mil médicos irão ficar sem formação especializada, critica o “preocupante desinteresse” do ministério e apresenta propostas para enfrentar a situação.

Marta Harnecker (1937-2019)

Dom, 16/06/2019 - 23:55
Morreu este sábado Marta Harnecker, escritora, psicóloga e jornalista chilena. Considerava-se a si própria uma “educadora popular” e é autora de mais de 80 livros. Tinha 82 anos e faleceu devido a cancro no cérebro.

Renovar a Europa

Dom, 16/06/2019 - 22:54
Esta Europa diz querer-se autónoma e unida. Depois de ter falhado a união por via de políticas que servissem efectivamente as suas populações, as lideranças europeias passaram buscá-la em outras miragens.

“Laudato Si’ é contribuição de extraordinária importância para uma consciência ecológica”

Dom, 16/06/2019 - 21:52
Em entrevista à revista Éxodo, Michael Löwy afirma: “A encíclica Laudato Si’ é uma contribuição de extraordinária importância para o desenvolvimento, em escala planetária, de uma consciência ecológica”.

Madrid: a direita apoia-se na extrema-direita para governar a cidade

Dom, 16/06/2019 - 17:50
Concretizou-se a viragem à direita na Câmara da capital espanhola. José Luis Martínez-Almeida do PP governará em coligação com Ciudadanos e Vox. A extrema-direita terá “funções” no executivo que ainda não foram tornadas públicas. Carmena sai da cena política e o “cambio” entre em período de balanço.

Elia Suleiman: “Tenho curiosidade para ver como reagem na Palestina à minha 'palestinização do mundo'”

Dom, 16/06/2019 - 15:48
"It Must Be Heaven", realizado e interpretado por Elia Suleiman, foi um dos filmes do recente festival de Cannes que mais disse do mundo em que vivemos – e quase sem usar palavras. Entrevista de Paulo Portugal, em Cannes.

Moro, criminoso

Dom, 16/06/2019 - 14:48
Se bem conhecemos o povo brasileiro, a mentira e a manipulação não serão o fim desta história.

Seca extrema na Namíbia obriga à leiloar animais protegidos

Dom, 16/06/2019 - 12:47
É a pior seca dos últimos 90 anos em várias zonas e o país declarou o mês passado o estado de desastre natural. Incapaz de lidar com a situação, o governo da Namíbia decidiu leiloar cerca de mil animais selvagens para impedir que morram de fome e para obter fundos para a conservação das espécies.

Em junho e julho vai haver greves dos oficiais de justiça

Dom, 16/06/2019 - 11:46
É uma greve sem serviços mínimos que vai encerrar tribunais por todo o país. 25, 28 de junho, dois, quatro e 12 de julho são os dias escolhidos pelo Sindicato dos Funcionários Judiciais para protestar contra um suplemento salarial alterado pelo governo que reduzirá o salário dos trabalhadores.

Algo ou algo mais

Dom, 16/06/2019 - 10:46
Fazer-nos acreditar em algo, seja a preto e branco ou em tons de fúchsia, é o desígnio que a classe política é convidada a adoptar e percorrer de lés a lés, da Direita à Esquerda, pelo convidado presidencial do 10 de Junho, mestre-de-cerimónias João Miguel Tavares (JMT).

Brasil: jornada de greve geral pelo direito à reforma

Sáb, 15/06/2019 - 23:38
Greves e manifestações põem em causa a contrarreforma da Previdência (Segurança Social); relator da comissão parlamentar deixa cair propostas importantes para o governo como a privatização do sistema. Por Luis Leiria.

Seria fuga à responsabilidade da maioria acabar legislatura sem nova lei de bases da saúde

Sáb, 15/06/2019 - 22:37
Na Mesa Nacional do Bloco, Catarina Martins salientou a necessidade de aprovar a nova Lei de Bases da Saúde ainda nesta legislatura e apresentou os eixos programáticos do Bloco para as legislativas: democratizar a economia, pagar a dívida interna, investir na igualdade e coesão e encontrar soluções para a urgência climática.

Bansky: será possível triturar a exposição não autorizada do artista em Lisboa?

Sáb, 15/06/2019 - 18:35
A exposição Banksy: Génio ou Vândalo está na Cordoaria Nacional até 27 de outubro. O evento não é reconhecido pelo autor que se opõe à comercialização da sua obra. E o estatuto do artista gera uma disputa simbólica entre a omnipotência da normalização mercantil e a possibilidade de subversão.

Futuro do trabalho: trabalhar mais para ganhar menos e ganhar menos para trabalhar mais?

Sáb, 15/06/2019 - 16:34
“O futuro do trabalho” é muito agora a ordem do dia do debate sobre as questões do Emprego. Os avanços tecnológicos, como factores de “competitividade”. Mas, ao mesmo tempo, como causa de desemprego, da “catástrofe” do “fim do trabalho”.

Pia Klemp: a bióloga que pode ser presa 20 anos por salvar refugiados no Mediterrâneo

Sáb, 15/06/2019 - 15:33
Tem 35 anos e tem dedicado os últimos anos da sua vida a resgatar migrantes em perigo no Mediterrâneo. Foram mais de mil. Só que salvar vidas pode acabar por ter um preço complicado. Pia Klemp é acusada pela justiça italiana de auxílio à migração ilegal. E pode acabar condenada a 20 anos de prisão.

Eletrocussão de cães indigna Cabo Verde

Sáb, 15/06/2019 - 13:32
Na cidade da Praia, capital de Cabo Verde, os cães errantes estão a ser abatidos por eletrocussão na lixeira municipal. As associações que defendem o bem-estar animal criticam não só a violência do método mas a própria medida. E salientam que há outras políticas de controlo da população canina.

Manuel Alegre defende gestão pública dos estabelecimentos do SNS

Sáb, 15/06/2019 - 11:31
Num artigo no Público, Manuel Alegre defende que a lei de bases da saúde deve ser aprovada à esquerda e estabelecimentos do SNS devem ter gestão pública. É uma “oportunidade histórica” de substituir a lei da “direita neo-liberal” que pretendia “reduzir o SNS a um serviço público de saúde caritativo”.

Hong Kong: governo adia lei da extradição, manifestantes não recuam

Sáb, 15/06/2019 - 11:31
Carrie Lam, chefe do executivo de Hong Kong, voltou atrás na intenção de implementar imediatamente a controversa lei de extradição que permitiria o envio de acusados locais para serem julgados em outros pontos da China. Mas os manifestantes não recuam: exigem o fim da lei e querem a demissão de Lam.

Páginas