Esquerda.net
A COP 30 depois do fim do mundo
Uma primeira lição que a COP30 oferece é a progressiva irrelevância, nos planos geopolítico e mediático, da emergência climática. Sobretudo após o Acordo de Paris, celebrado em 2015, e na sequência do crescimento do movimento climático alavancado pelas greves estudantis com auge em 2019.
José Moreira: “Unidade na ação é decisiva para parar a contrarreforma laboral”
Em entrevista ao Esquerda.net, o presidente do Sindicato Nacional do Ensino Superior diz que se o pacote laboral não for travado, os primeiros afetados serão os investigadores e docentes com contratos de direito privado.
União dos Sindicatos Independentes adere pela primeira vez a uma greve geral
Pela primeira vez nos seus 25 anos de atividade, esta confederação sindical junta-se à convocatória de uma greve geral, acusando a ministra de recusar o diálogo e insistir numa proposta que é “um claro retrocesso civilizacional”.
Regulador da Saúde diz que há utentes a verem negado acesso a cuidados
Avaliação ao programa “Ligue Antes, Salve Vidas” expõe falhas do sistema e casos de utentes que viram negado o acesso aos cuidados de saúde, violando a Constituição.
Ainda cá estamos. “Blocchiamo tutto!”
As fortes mobilizações da última semana em Itália, ainda sob o slogan gritado ao megafone em agosto por um estivador do porto de Génova, juntaram o tema central da solidariedade com a Palestina a questões como as condições de vida e trabalho.
Defesa dos serviços públicos voltou a opor Catarina Martins e Cotrim de Figueiredo
Justiça, Defesa e o papel do Estado na economia foram os temas do debate entre os dois candidatos a Belém esta quinta-feira na TVI.
Espanha, Irlanda, Eslovénia e Países Baixos saem do Festival da Eurovisão, RTP continua
A reunião da UER decidiu não votar sobre a participação de Israel no festival, mantendo este país a branquear a sua imagem para o público europeu enquanto condena a população de Gaza à fome.
O que nos escapa nos números da pobreza?
A pobreza não é apenas consequência de salários ou pensões baixas; é, cada vez mais, um reflexo do custo de vida. Atualmente, a pobreza esconde-se atrás de rendas incomportáveis e da inflação de bens essenciais, de uma forma que escapa aos indicadores que usamos para a medir.
O fingimento do cessar-fogo
Podemos continuar a fingir que há um cessar-fogo na Faixa de Gaza e outro cessar-fogo no Líbano. Podemos continuar a fingir que Israel não ataca a Síria nem a Cisjordânia, mas será apenas isso, um fingimento. Publicado em Meu Mundo Minha Aldeia.
Trump não descarta rusgas nem detenções de migrantes durante o Mundial
Nas vésperas do sorteio para o Campeonato do Mundo de futebol, que os EUA parilham com o Canadá e o México, o responsável pela organização diz que o Presidente não afasta a hipótese de rusgas no interior e nas imediações dos estádios.
Comissões de Trabalhadores do Porto apoiam a greve geral
A Coordenadora das Comissões de Trabalhadores do Distrito do Porto exigiu na terça-feira a retirada integral da proposta do Governo e diz que a greve geral “é também uma luta pelas novas gerações”.
Mostra que Somos Humanos começa com exposição em Setúbal
Arranca este sábado a Mostra que Somos Humanos, iniciativa que leva este ano a Setúbal sessões de cinema, conferência, exposições e workshops. No dia 12, também há cinema na Faculdade de Belas Artes de Lisboa.
CEO do grupo que gere Hospital de Cascais mandou recusar doentes “não rentáveis”
O CEO do grupo Ribera, que detém a única PPP dos hospitais públicos portugueses, deu instruções aos dirigentes de um hospital público que gere na região de Madrid para aumentarem listas de espera e recusarem doentes em nome do lucro. Dirigentes hospitalares que denunciaram internamente as ordens foram despedidos.
Greve Geral pela defesa dos direitos de quem trabalha
A Greve Geral é contra a contrarreforma do governo que é no seu conjunto um ataque brutal aos direitos de quem trabalha, mas vai muito além disso, é uma enorme transformação nas relações ente Capital e Trabalho. Tem um profundo cunho ideológico de quem vê os trabalhadores como mercadoria.
XIV Convenção do Bloco
Fotos: Ana Durães, Ana Mendes, Diogo Gomes, Matilde Costa e Rafael Medeiros
“Onde não há casas, não há médicos nem professores nem forças de segurança”
Numa visita à Unidade de Saúde Familiar Ria Formosa, em Faro, Catarina Martins voltou a alertar para o efeito da crise da habitação na falta de profissionais que asseguram os serviços públicos.
Da sua cela de prisão na Rússia, Boris Kagarlitsky fala da reconstituição da esquerda face à autocracia
Nesta conversa com o jornalista Andrey Rudoy, o opositor russo fala sobre a vida na prisão, a guerra, os debates sobre o estalinismo, o estado dos meios de comunicação de esquerda na Rússia e as perspetivas de um realinhamento político após a guerra.
Não deveria a oferta de habitação ajustar-se à procura?
Confirmando o aumento galopante dos preços - que «descolam» dos rendimentos das famílias -, os dados da comparação publicada pelo Idealista desafiam ainda a análise convencional entre oferta e procura. Publicado em Ladrões de Bicicletas.
Cláudio Santiago: “Querem transformar despedimentos ilegais numa mera questão de dinheiro”
Em entrevista ao Esquerda.net, o dirigente do SIEAP - Sindicato das Indústrias, Energias, Serviços e Águas de Portugal - afirma que a greve de 11 de dezembro será “o início de um ciclo de resistência”.