Esquerda.net
Trump e o dia da libertação: "A guerra comercial mais estúpida da história"
As tarifas de Trump não serão uma libertação mas apenas aumentarão a probabilidade de um novo aumento da inflação interna e de uma queda na recessão. Mesmo antes do anúncio das novas tarifas, havia sinais significativos de que a economia dos EUA estava a abrandar a um certo ritmo.
Governo acelerou privatização da Silopor antes de entrar em gestão
A empresa pública responsável pelo armazenamento de cereais foi privatizada poucos dias antes da dissolução do Parlamento. O Bloco já tinha questionado o executivo sobre esta possibilidade, considerando-a uma “empresa essencial para a segurança alimentar do país”.
Grandes empresas que gerem centros de detenção lucram milhões com política de Trump
Financiaram a campanha do atual presidente e agora recebem o retorno: o governo dos EUA encheu os bolsos destas empresas e promete duplicar no futuro o número de instalações disponíveis.
Flores e não armas?
Os países da União Europeia gastam em armamento e por ano o triplo do que gasta a Rússia. A Europa tem uma gigantesca superioridade militar em relação à Rússia (e, já agora, gasta em despesa militar mais do que China).
Tribunal refuta auto da PSP: Odair Moniz não chamou populares contra polícias
Juíza diz que informações presentes no auto de notícia estão postas em causa: Odair Moniz não instigou populares contra agentes da PSP. Essa alegação servia de justificação ao agente para recurso a arma de fogo.
Netanyahu confirma escalada no genocídio, Orbán recebe-o de braços abertos
O chefe do governo húngaro de extrema-direita anunciou a retirada do seu país no dia em que recebe o seu homólogo israelita alvo de mandado de captura internacional.
Montenegro tem de responder por omissões no Relatório de Segurança Interna
Mariana Mortágua quer explicações sobre a razão do corte do capítulo do Relatório Anual de Segurança Interna sobre ameaças da extrema-direita. E desafia o primeiro-ministro a pronunciar-se sobre a identificação do risco na presença de operadores estrangeiros em setores estratégicos nacionais, pois foi um governo PSD/CDS a vender a EDP e a REN ao Estado chinês.
Estudantes de Direito revoltados com entrada da polícia a mando de deputada do Chega
A deputada Rita Matias e um grupo de militantes do Chega entraram na Faculdade de Direito de Lisboa e afixaram cartazes sem a necessária autorização. Quando os estudantes intervieram, a deputada chamou a polícia para os identificar. Associação diz que o que se passou é “inadmissível em democracia”.
Atropelamentos de animais ameaçam espécies em perigo
Uma base de dados sobre mortalidade de animais vertebrados por colisão com veículos chama a atenção para a dimensão do problema. Das 2.000 espécies sujeitas a mortalidade por atropelamento, 126 delas são ameaçadas. E Portugal está no vermelho.
Obra da nova sede da Câmara Municipal de Oeiras derrapou 18,6 milhões em três anos
Custo da obra aumentou em 41% face ao preço original. Fórum Municipal de Oeiras não tem data de inauguração e o executivo não responde com justificação sobre aumento dos custos.
Israel anuncia plano para ocupar mais terras em Gaza, o genocídio intensifica‑se
Durante a madrugada as tropas sionistas assassinaram 42 pessoas. Para além de bombardeamentos, aumentaram os ataques terrestres e alargaram-se ordens de evacuação. Não entra ajuda em Gaza há mais de um mês. E há mais pormenores sobre 15 paramédicos e trabalhadores de auxílio humanitário executados a 23 de março.
Legislativas 2025: todos os debates na TV
Veja aqui o calendário dos frente-a-frente televisivos entre os principais partidos que decorrem a partir de segunda-feira e ao longo do mês de abril.
Há um capítulo inteiro sobre ameaças de extrema-direita que desapareceu da versão final do Relatório Anual de Segurança Interna
Bloco de Esquerda questiona Governo sobre supressão de um capítulo relativo a "Extremismos e Ameaças Híbridas" do RASI. Secção abordava organização de extrema-direita.
Mariana Mortágua visita as ilhas do Porto e pede mais respostas do IHRU
Ilhas que estavam a ser reabilitadas veem as obras paradas pelo incumprimento de prazos pelo IHRU. Mariana Mortágua salienta necessidade de um IHRU que "responda às pessoas".
Panamá prepara greve geral contra Trump e o governo ultraliberal
Sob ameaça de Trump, o movimento popular do Panamá cruza a resposta anti-imperialista e o confronto com o governo ultraliberal. O Esquerda.net entrevistou José Cambra, dirigente da Associação de Professores do Panamá e da Aliança Povo Unido pela Vida, que junta movimentos sindicais, estudantis e comunitários.
Manifestantes pró‑Palestina enfrentam ordem de deportação na Alemanha
As autoridades de Berlim querem deportar dois cidadãos irlandeses, um polaco e um estadunidense pela sua participação em manifestações contra o genocídio em Gaza. Nenhum foi condenado por qualquer crime.
Trabalhadores do audiovisual público em greve contra fusão
O governo francês pretende criar uma holding única. Os sindicatos e a esquerda dizem que isso tem cortes orçamentais na mira e que a independência dos órgãos de comunicação social fica em causa. Nesta terça-feira também trabalhadores da agência pública de emprego e do setor médico-social estiveram em luta.
Subsídios em atraso leva trabalhadores da APPACDM de Braga a manifestarem-se
Subsídios em atraso são sintoma de uma crise mais profunda na Associação Portuguesa de Pais e Amigos do Cidadão Deficiente Mental de Braga. Sindicato demonstra preocupação com postos de trabalho.
Siemens corta 6.000 postos de trabalho, sindicato alemão sublinha contradições
O IG Metall fala num “erro estratégico” que compromete a estratégia tecnológica da empresa e choca com os nove mil milhões de euros de lucro líquido em 2024, exigindo pelo contrário maior formação para os trabalhadores.
Vencer a direita, mudar de vida
No que toca aos interesses da maioria do povo, é entre o retrocesso e o avanço da esquerda de combate que se medirá o sucesso destas eleições. E é também aí que reside o verdadeiro ponto de apoio para o combate à extrema-direita.