Esquerda.net
Imigrantes descontaram mais de cinco vezes o que receberam em prestações sociais
Segurança Social divulgou os números de 2025 referentes à população estrangeira. Em dez anos, o total de contribuições aumentou de 491 milhões para 4.150 milhões de euros.
Primeira Pessoa do Plural – ou a ‘tropical malady’ de Sandro Aguilar
Aguilar comete a ousadia de aproximar-se de uma grande verdade de cinema.
Montenegro diz que é “simplista” falar em corte no lay-off às vítimas da tempestade
No debate quinzenal com o primeiro-ministro, Fabian Figueiredo confrontou Luís Montenegro com o corte dos salários pagos no lay-off das zonas afetadas pela depressão Kristin.
Sindicato acusa Auchan de prejudicar contagem de férias a quem aderiu à greve geral
CESP denuncia que a rede de supermercados não está a atribuir a majoração dos dias de férias aos trabalhadores que aderiram à greve nem aos que participaram em plenários sindicais.
Museu dos sapatos
Atravessar um mundo em ruínas só se torna possível de sapatos no pé e um poema na mão.
Fenprof acusa ministro de “empurrar os problemas com a barriga”
A caravana nacional iniciada esta quinta-feira vai levar a Fenprof a percorrer todos os distritos do país até 4 de março para denunciar problemas específicos das escolas e o agravamento da falta de professores nos próximos anos.
Parlamentares da esquerda saem em defesa de Francesca Albanese
Nesta tribuna subscrita por atuais e antigos deputados de vários partidos, apela-se ao governo português que defenda a autonomia das instituições internacionais face às campanhas de desinformação que têm por objetivo a destituição da relatora da ONU.
Faleceu Lieve Meersschaert, a “mãe” da Cova da Moura e fundadora do Moinho da Juventude
Antes de chegar à Cova da Moura e marcar a vida do bairro nas décadas seguintes, Lieve destacou-se na Cooperativa Operária do Serviço Doméstico (Cooperserdo), lutando pelos direitos laborais das empregadas domésticas.
“O Baixo Mondego precisa de gestão pública transparente”
Em Montemor-o-Velho, José Manuel Pureza denunciou que foi a Navigator a acionar a estação de bombagem de Foja, apesar de ser um equipamento público. E voltou a defender a conclusão da obra de aproveitamento hidroagrícola do Baixo Mondego que os sucessivos governos vêm adiando.
Partidos à esquerda juntam-se para repor 100% do salário no lay-off das vítimas da tempestade
Deputados do Bloco de Esquerda, PCP e Livre requerem apreciação parlamentar do diploma porque “o Governo não honrou o compromisso de proteção total do rendimento que tinha assumido”.
O caso Epstein não ameaça o poder, protege-o
Longe de oferecer uma leitura radical, o conspiracionismo despolitiza as realidades materiais, transformando-as em ameaças sensacionalistas, abstratas e simplificadas, otimizadas para a viralidade. Mas, acima de tudo, absolve quem a ele adere de qualquer leitura crítica.
Estamos à mercê da incompetência
A proteção civil, os serviços públicos, as autarquias e as forças armadas responderam com profissionalismo à crise e são motivo de orgulho. Por oposição, toda a resposta política do Governo à catástrofe é de uma incompetência gritante.
Ministra reúne com patrões e deixa UGT de fora
O Governo vai manter a reunião sobre o pacote laboral que agendou para esta quarta-feira, apesar de saber da indisponibilidade da UGT para comparecer nesta data. A CGTP nem sequer foi convidada.
APA encontrou impactos negativos “muito significativos” na megacentral Sophia
Comissão que avaliou impacto ambiental teve em conta o resultado da consulta pública ao projeto da BP para ocupar 390 hectares com painéis solares no Fundão, Idanha-a-Nova e Penamacor.
Hashim Thaçi e três outros dirigentes do UÇK arriscam 45 anos de prisão
O processo do ex-Presidente do Kosovo e de três outros indiciados conclui-se hoje em Haia com as alegações finais. O procurador pediu 45 anos de prisão por “crimes de guerra e contra a humanidade”. O tribunal pronunciará o veredito até maio.
Escolas de Lisboa queixam-se de abandono da autarquia
As chuvas das últimas semanas expuseram os problemas estruturais dos edifícios escolares. Bloco fez levantamento de dezenas de casos graves junto das associações de pais.
A ascensão do autoritarismo reacionário global
A ascensão de líderes autoritários em todo o mundo é o resultado de um sistema económico e político neoliberal que está a perder força e é incapaz de lidar com as crises de desigualdade, precariedade, colapso climático e ansiedade social que ele mesmo criou.
Catarina alerta Bruxelas para governamentalização da agência Lusa
A eurodeputada do Bloco quer que a Comissão Europeia se pronuncie sobre a compatibilidade dos novos estatutos com o regulamento europeu relativo à liberdade dos meios de comunicação social.
Aprendemos?
A substituição das políticas públicas pela mobilização da solidariedade sem retorno de gente anónima devia ser a vergonha do Governo. Mas dessa aprendizagem coletiva do Governo não há vestígios.
Carlos Paredes n'Os Cantos da Casa
A música de Carlos Paredes
Edição nº470, de 17 de Fevereiro de 2026