Esquerda.net

Subscreva feed Esquerda.net
Actualizado: há 3 minutos 45 segundos atrás

Mia Couto e Agualusa confrontam o machismo nos palcos portugueses

3 minutos 45 segundos atrás
A peça “Chovem amores na Rua do Matador” será interpretada de norte a sul do país no mês de julho. Relata a história de uma “rutura com práticas herdadas nas relações de género” em que as mulheres passam a questionar as tradições machistas.

O mapa da identidade ucraniana em tempo de guerra

2 horas 6 minutos atrás
Denys Gorbach convida-nos a ir além da narrativa das “duas Ucrânias” que nasceu politicamente na Revolução Laranja e que dava às elites oligárquicas uma ferramenta fácil para mobilizar a base eleitoral e que a invasão russa desfez.

Movimento indígena e governo do Equador chegam a acordo para suspender greve geral

3 horas 6 minutos atrás
Depois de 18 dias de mobilização, os indígenas reclamam vitória por terem conseguido a diminuição do preço dos combustíveis, manutenção de subsídios e garantia de restrições à mineração em território indígena. Por Michele de Mello.

Livro de Urariano Mota sobre a ditadura brasileira publicado nos Estados Unidos

5 horas 10 minutos atrás
Peter Lownds deu entrevista à People`s World contando como e por que ele traduziu o livro Never-Ending Youth (A mais longa duração da juventude). Ele considera fascinante a mistura de dureza e ternura expressa na obra, reflexo da vida das pessoas no Nordeste brasileiro. Por Urariano Mota

Revista Esquerda Saúde nº2

6 horas 15 minutos atrás
A edição de junho de 2022 já está disponível online e traz em destaque um dossier sobre investigação em saúde. Leia aqui a revista em formato pdf.

EUA: Defesa da proteção ao aborto segue para os tribunais estaduais

6 horas 15 minutos atrás
Dezenas de ações judiciais tentam evitar a entrada em vigor das leis que restringem o acesso ao aobrto nos estados republicanos. São cada vez mais os Democratas a criticar a estratégia e a inação de Biden face às derrotas no Supremo e ao bloqueio no Senado.

A macronmania está a naufragar a União Europeia

7 horas 17 minutos atrás
Macron acreditou que o voto útil que o elegeu contra Le Pen o lançaria nas legislativas, mas foi derrotado pela sua impopularidade e perdeu um terço dos seus lugares na Assembleia.

Catarina acusa bloco central de querer entregar "negócio milionário" à Vinci no Montijo

8 horas 17 minutos atrás
No início do Roteiro pela Justiça Climática em Braga, a coordenadora do Bloco diz que a construção do aeroporto no Montijo só beneficia a concessionária que no fim do contrato "vai-se embora e nos deixa com um aeroporto inundado e um desastre ecológico".

O trabalho na Rússia, as dificuldades económicas e o medo de Putin de revoluções coloridas

9 horas 18 minutos atrás
Os rendimentos na Rússia já tinham baixado antes da guerra e a sua economia está num impasse. A dificuldade do capitalismo oligárquico da Rússia de manter a legitimidade tornou-se ainda mais complicada. Mas há poucas probabilidades de uma revolta em massa a curto prazo. Por Stephen Crowley.

Hospitais privados multados por combinarem preços em prejuízo da ADSE

Sex, 01/07/2022 - 22:41
A Autoridade da Concorrência aplicou uma multa de 191 milhões de euros aos principais grupos privados de saúde e à associação que os representa por concertação de preços na negociação com a ADSE.

Lóbi dos pesticidas aproveita crise alimentar para bloquear regulação climática

Sex, 01/07/2022 - 20:39
O consórcio internacional de jornalistas Investigate Europe lançou uma investigação sobre o negócio dos pesticidas e como este lóbi tem atuado junto da União Europeia para mitigar a legislação, utilizando o atual cenário como vantagem.

A precariedade de quem trabalha nos centros de estudos

Sex, 01/07/2022 - 18:28
O final do mês de junho representa a altura do ano em que somos dispensados, em que somos obrigados a tirar umas “férias” prolongadas de quase três meses. Somos despedidos e readmitidos em setembro. Por Joana Fonte.

Pelos olhos do cidadão comum. Como tu ou eu

Sex, 01/07/2022 - 16:21
Este não é o país com que sonhei, o governo tornou-se exímio em prometer e protelar com uma retórica enganadora. Uma mão vazia, a outra cheia de nada.

Greve dos trabalhadores da Saúde com adesões superiores a 80%

Sex, 01/07/2022 - 15:21
Trabalhadores do setor público da Saúde, exceto médicos e enfermeiros, estão em greve esta sexta-feira, por aumentos de salários e melhores condições de trabalho. Trabalhadores das autarquias locais concentraram-se e houve greve na Rodoviária de Lisboa. A 7 de julho há manifestação nacional da função pública.

Trabalhadores das Águas de Portugal fizeram “a maior greve dos últimos tempos”

Sex, 01/07/2022 - 13:18
A paralisação de 24 horas fez-se acompanhar por concentrações e desfiles em vários pontos do país. A administração da empresa é acusada de “intransigência” por ignorar as propostas sindicais e por ter retirado a proposta que estava a ser discutida com os sindicatos.

Deputada sueca denuncia "traição ao povo que libertou o mundo do Estado Islâmico"

Sex, 01/07/2022 - 11:16
No Parlamento sueco, a deputada de ascendência curda Amineh Kakabaveh acusou o Governo de se "curvar perante o tirano" Erdogan e de querer entrar na NATO à custa do sacrifício do povo curdo.

Amazon censura conteúdos LGBTI+ por pressão dos Emirados

Sex, 01/07/2022 - 10:14
O governo dos Emirados Árabes Unidos tinha dado até sexta-feira para a empresa retirar conteúdos LGBTI+. Também nos EUA a empresa está a ser criticada depois da marcha do orgulho de Seattle ter rompido com ela por apoiar políticos homofóbicos. A Amazon tinha tentado comprar o patrocínio do evento.

Call Centers da EDP vão estar em greve dia 16 de julho

Qui, 30/06/2022 - 22:55
Fartos de baixos salários e de más condições de trabalho e queixando-se de “falta de respeito” das empresas de outsoucing que os contratam, os trabalhadores vão fazer uma greve de 24 horas e uma concentração.

O pântano da maioria absoluta

Qui, 30/06/2022 - 21:55
O Primeiro-Ministro quis para si uma maioria absoluta para poder governar com estabilidade, quando usa esse poder para a instabilidade política e o desgoverno do governo. É ele quem tem de responder pela falta de estabilidade. Mais ninguém.

Páginas