Esquerda.net
Catarina diz que defender a orla costeira é “proteger a segurança das populações”
A candidata presidencial encontrou-se na Figueira da Foz com ativistas da SOS Cabedelo, que tem lutado por soluções que protejam as praias a sul e a entrada da barra cada vez mais perigosa para os pescadores.
“Saúde dos portugueses está comprometida por causa de uma gestão desastrosa”
A morte de um homem no Seixal após três horas de espera por socorro do INEM levantou críticas sobre novo sistema de triagem. Fabian Figueiredo diz que ninguém compreende que Ana Paula Martins ainda esteja à frente do Ministério da Saúde.
Pilar del Río: “A Catarina representa-me”
A escritora e presidente da Fundação José Saramago esteve com Catarina Martins na visita à Boutique da Cultura, onde a candidata presidencial divulgou o apoio de várias personalidades do meio cultural português à sua candidatura.
Greve à indignação e memória
A greve conseguiu algo verdadeiramente extraordinário: quebrar o monopólio de temas da extrema-direita omnipresentes na esfera pública, como é o caso da imigração.
Médicos denunciam “abandono político” da urgência do Hospital Amadora-Sintra
Numa das primeiras noites de janeiro havia apenas um médico na área ambulatória da urgência sobrelotada. Sindicato diz que não se tratou de uma falha imprevista, mas sim da escala previamente definida com o conhecimento da administração.
Voto antecipado: inscrições terminam quinta-feira
Quem não possa votar no dia 18 de janeiro, pode inscrever-se até quinta-feira para votar já este domingo em mobilidade.
Miroirs Nº 3: A mulher que viveu duas vezes
Neste seu último filme, Cristian Petzold parece despojar o seu cinema ao máximo, deixando-nos (quase) apenas o que podemos chamar de um esboço, um rascunho de filme. Em todo o caso, com tudo lá dentro.
De Maduro a Petro
Se a experiência venezuelana ensina alguma coisa, é que não basta estar certo diante do adversário externo se descuidarmos os alertas internos. A coesão, a leitura precoce das traições e a capacidade de ouvir avisos incómodos não são luxos políticos: são condições de sobrevivência.
“Naquilo que me diz respeito, a esquerda terá em quem votar no dia 18”
No debate televisivo entre os 11 candidatos às presidenciais, Catarina Martins defendeu que o papel de uma Presidente da República é o de contribuir para o equilíbrio dos poderes e “lançar os debates que possam desbloquear as grandes crises que atravessam o país”.
Ações em alta engordaram as maiores fortunas do país em 2025
O índice da bolsa de Lisboa teve em 2025 a melhor prestação dos últimos 16 anos e isso refletiu-se no património das sete famílias mais ricas. Herdeiros de Belmiro de Azevedo valorizaram a fortuna em mil milhões de euros, os de Soares dos Santos viram a principal fortuna da bolsa aumentar 847 milhões.
Palestine Action: História de uma prisão perigosa para a democracia
Embora as detenções por danos e invasão de propriedade fossem comuns nestes protestos, o panorama legal mudou radicalmente quando, em julho deste ano, o governo proibiu o coletivo Palestine Action ao abrigo da Lei do Terrorismo de 2000, tornando a filiação ou o apoio ao grupo um crime punível até 14 anos de prisão
A democratização do Ensino Superior
As residências universitárias são mais do que meras infraestruturas – são instrumentos de justiça social. Ignorar este facto é comprometer o futuro do Ensino Superior. As declarações do ministro da Educação sugerem uma elitização das residências e do Ensino Superior – quase como uma escolha de quem vai para lá.
“As sondagens não são a primeira volta das eleições”
Catarina Martins respondeu aos apelos ao voto útil de António José Seguro, dizendo que para o eleitorado a primeira volta das eleições “é uma volta de convicção” em que escolhe “quem é que dá garantias de dizer uma coisa e fazer o que diz no dia seguinte”.
Bloco lança petição para que Portugal condene o ataque de Trump
Petição online defende que Portugal deve ter uma voz forte para travar a guerra e defender o Direito Internacional.
Protesto exigiu ao Governo que condene o ataque de Trump à Venezuela
Concentração em Lisboa juntou mais de mil pessoas ao final da tarde contra a agressão dos EUA à Venezuela. Ministro Paulo Rangel insiste que “há aspetos benignos que saem desta intervenção”.
Ensino especial: “É intolerável continuarmos a ter promessas e nunca termos execuções”
No dia em que colégios do Ensino Especial se manifestaram contra a falta de verbas, Catarina Martins visitou a instituição que mais acolhe crianças em idade escolar no distrito de Santarém.
Motor do crescimento salarial é o emprego estável, diz Banco de Portugal
Estudo divulgado pelo Banco de Portugal contraria o argumento de Luís Montenegro de que a precarização trazida pelo pacote laboral resultaria em melhores salários.
A lenga-lenga do voto inútil
O apelo ao voto útil parte sempre da mesma ideia inútil: a de que votar em quem acreditamos é um luxo. Um capricho. Algo que se pode – eventualmente - fazer quando está tudo bem (como se alguma vez estivesse estado), mas nunca quando as coisas estão mal.
“Os herdeiros de Passos Coelho não vão ter coragem de se levantar contra Montenegro”
Na feira de Espinho, Catarina Martins afirmou que os candidatos que nesta campanha já se colaram ao mandato do ex-primeiro ministro que tentou cortar pensões contra a Constituição nada farão quando o atual governante quiser “colocar as gerações mais jovens todas a contrato a prazo”.
Concentrações hoje às 18h contra o ataque dos EUA à Venezuela
Esta segunda-feira ao final da tarde realizam-se concentrações em Lisboa, Braga e Porto para protestar contra o ataque de sábado e exigir o cumprimento do direito internacional.