25 de Abril: 43 anos depois

Por Vereador Manuel Neves

Se um dos mais valiosos direitos das pessoas é a liberdade, o movimento dos militares de Abril de 1974, restituiu esse mesmo sentimento de dignidade ao povo português. Estará perpetuado ao longo dos tempos o feito dos capitães de Abril e isso, ninguém poderá apagar da história.

Foi-nos restituída a esperança de vivermos uma liberdade responsável, de vivermos com uma dignidade merecida, de podermos caminhar rumo ao progresso a uma qualidade de vida só vivida por alguns, mas a que todos ambicionavam.

Podemos afirmar que antes se vivia nas trevas. Amordaçados. Com medo de reclamar os nossos direitos, com medo de querer uma vida melhor, com medo de desejar uma vida melhor para os nossos filhos.

Dir-se-ia, em muitos casos, até com medo de pensar.

Abril de 74 abriu-nos as portas para vivermos em democracia: acesso a uma educação onde o ensino não é só para alguns; a um sistema nacional de saúde, que, não sendo ainda o melhor, até então era inexistente; a melhor qualidade de vida para a maioria dos portugueses; melhores protecções sociais; órgãos legislativos e locais democraticamente eleitos e que são o garante de apoios mais directos junto da população e a podermos encarar e olhar o nosso país caminhando rumo ao progresso.

Ainda há muito por fazer.

Que exista mais solidariedade social: que o desemprego não deixe apenas de baixar  nas estatísticas mas sim na realidade; que os apoios sociais sejam eficazes junto dos mais necessitados principalmente crianças e idosos; que o ensino cative os nossos jovens de modo a que o abandono escolar não seja uma realidade, e que esses mesmos jovens não sejam obrigados a abandonar o seu país para trabalhar no estrangeiro; que o acesso aos mais elementares cuidados de saúde, como medicamentos, exames de diagnóstico e tratamentos sejam de facto acessíveis; que a justiça seja uma justiça credível; menos sobrecarga económica representa menos sobrecarga para as famílias.

Clamamos saúde para todos, educação para todos, justiça para todos e uma visão social sem os erros do passado, de modo a que em proveito de alguns, os valores do povo português não volte a ser sacrificado.

Ao longo dos anos, o BE tem lutado e continuará a lutar pelo respeito comum, igualdade de oportunidades, melhor qualidade de vida e justiça para todos.

Viver Abril é em nome da liberdade, assumirmos a nossa responsabilidade de  respeitar cada um, do mesmo modo que desejamos  ser respeitados.

Acrescento que saúdo todos os órgãos autárquicos e associações que um pouco por todo o concelho festejaram este dia, de modo a que não caia no esquecimento de quem o viveu, e a torná-lo conhecido junto dos que não o viveram.

Manuel Neves

Vereador da Câmara Municipal de Salvaterra de Magos