Apoiar os Produtores Locais

Bloco defende a promoção da alimentação com base na produção agrícola de proximidade para apoiar produtores locais e evitar situações como a da descarga de batatas no parque de estacionamento dos hipermercados de Salvaterra de Magos.

Foi noticia que três parques de estacionamento de três grandes superfícies do concelho de Salvaterra de Magos apareceram cheios de batatas na manhã de segunda-feira, 10 de julho.

As batatas foram descarregadas durante a madrugada nos parques de estacionamento do Lidl, Intermarché e Continente de Salvaterra, num protesto dos produtores relativamente ao baixo preço que as grandes superfícies pagam ao produtor.

Na semana passada, a Porbatata, uma associação de produtores de batata constituída o ano passado, anunciou que vai pedir ao Ministério da Agricultura a retirada de batatas do mercado, para fazer subir preços, e ajudas para armazenar, para enfrentar o “problema nacional” atual de excesso de produção.

“Como o preço baixou tanto no mercado, nenhum produtor consegue vender a um preço razoável. Estamos com preços que não dá para pagar nem um quarto do custo de produção e os agricultores estão a ter um prejuízo enorme com a produção da batata este ano”, afirmou o presidente da Porbatata, António Gomes, à agência Lusa.

O Bloco de Esquerda quer manifestar toda a solidariedade com os nossos produtores, na sua luta por um justo pagamento da sua produção.

Gostaríamos de relembrar a intervenção do Bloco de Esquerda no dia 16 de março de 2016 em reunião de câmara, onde manifestámos as preocupações da associação de pais sobre a falta de qualidade e quantidade da comida servida nas escolas, e onde afirmámos ser urgente introduzir novas dinâmicas alimentares no sentido de melhorar a quantidade e a qualidade da comida cozinhando produtos locais biológicos e ampliando a oferta com um menu vegetariano. 

Confirmam-se agora as nossas preocupações de então relativamente ao escoamento dos produtos locais. A promoção da alimentação com base na produção agrícola de proximidade tem que ser uma realidade.

FOTO: Anabela Reis