Atentados à democracia no poder local

O Bloco de Esquerda não desiste de lutar por mais democracia no poder local, principalmente quando assistimos a partidos politicos, com responsabilidades de poder, que apoiaram a fusão e extinção de freguesias, ou que prejudicaram os funcionários municipais, permitindo a manutenção da jornada de 40 horas, muito para além do razoável, ou que apoiam a manutenção dos poderes instituídos, com as pseudoeleições para as CCDR’s, ou ainda, mais recentemente, quando temos partidos a trocar de eleitos a seu bel prazer, contra a vontade dos próprios e contra a democracia e a população que os elegeu.

A intervenção completa do Vereador Luís Gomes em reunião de câmara acerca deste tema:

Sr. Presidente, Sras. Vereadoras e Srs. Vereadores, assistimos na última semana a ataques profundos à democracia do poder local. Todos nos lembramos de recentes momentos negros na histórica da democracia e autonomia do poder local. Foi assim quando o PS do concelho apoiou a politica de direita na extinção/fusão de freguesias, foi assim quando prejudicou os funcionários do município na manutenção das 40 horas de trabalho semanais muito para além dos prazos aceitáveis politicamente, foi a semana passada quando protagonizou o maior atentado à autonomia do poder local através de acordos nacionais para as eleições das CCDR`s excluindo a possibilidade de candidatura de muito eleitos e da vontade/escrutínio da população da região e diminuindo assim a autonomia do poder local em prol de uma negociata entre PS e PSD.

No entanto a demissão do Presidente da Junta de Freguesia de Muge manifesta-se o último atentado à democracia e que não podemos deixar de aqui referir. Como é sabido muito nos distancia da candidatura do ex Presidente da Junta de Freguesia de Muge, no entanto, os contornos desta demissão só pode envergonhar todas e todos os que defendem a democracia. Na politica não pode valer tudo.

Deixamos aqui a nossa maior solidariedade com o ex Presidente da Junta de Freguesia de Muge, Rui Silva, e desejamos os maiores sucessos pessoais.