Câmara acaba com iluminações de Natal

Estas poupanças deveriam ser canalizadas para fins sociais. No entanto essa não é a realidade que constatamos. 
Os apoios sociais são bastantes reduzidos em relação às propostas apresentadas em reunião de câmara pelo BE e só foi feita passado um mês da nossa proposta ser recusada.
Lamentamos profundamente esta decisão que entristece o nosso concelho e as nossas gentes e prejudica o dinamismo do comercio local.

Fomos informados em reunião de câmara que este ano não iria existir iluminação festiva e natalícia em virtude da crise energética que estávamos a atravessar e apelos do Plano de Poupança de Energia para a redução de consumo energético por parte dos municípios. Assim como canalizar estas poupanças para fins sociais. No entanto essa não é a realidade que constatamos. Os apoios sociais são bastantes reduzidos em relação às propostas apresentadas em reunião de câmara pelo Bloco de Esquerda e só foi feita passado um mês da nossa proposta ser recusada.

Sabemos também que não estão a ser feitos quaisquer novos investimentos e que a receita prevista foi ultrapassada em mais de dois milhões de euros.

Sabemos igualmente que podem ser tomadas medidas para ter gastos energéticos racionais sem colocar em causa as luzes festivas. Aliás o Plano de Poupança de Energia aconselha “de 6 de dezembro a 6 de janeiro de 2023 ajustar os períodos de utilização da iluminação natalícia para horário entre as 18.00 e as 24.00” e nunca propôs suprimi-las.

Nesse sentido não compreendemos esta decisão de privar os nossos munícipes e o comercio local destas luzes de ânimo e conforto. Lamentamos profundamente esta decisão que entristece o nosso concelho e as nossas gentes e prejudica o dinamismo do comercio local.