Descentralização: Presidente sem estratégia
O Vereador Luís Gomes pressionou o Presidente da autarquia a assumir posições na defesa do concelho de Salvaterra de Magos:
Sr. Presidente temos assistido a um movimento em crescendo de Presidentes de Municípios Portugueses descontentes com o actual processo de descentralização, exigindo ao Governo o adiamento da lei e o regresso ás negociações. As criticas assentam na forma apressada do processo de descentralização, assim como a falta de meios técnicos e financeiros estão no centro das criticas.
Como sabe temos sido críticos desta descentralização e acompanhamos muitas das preocupações manifestadas pelos presidentes de municípios. Mas vamos mais longe, nomeadamente no perigo de transformarmos o nosso território em vários «andamentos» em matérias tão cruciais como a saúde, educação e cultura.
Neste momento critico e decisivo do processo de descentralização, como é que o Sr. Presidente se coloca? Do lado do Governo Socialista ou dos interesses do poder local e dos municípios? Já agora, foi convidado para esta reunião no Rivoli na cidade do Porto que reuniu Presidentes de Municípios de todos os quadrantes partidários?