Dia Mundial da Água

Porque se celebra o dia mundial da água

O Dia Mundial da Água é celebrado em 22 de março de cada ano para aumentar a conscientização sobre a importância da água e para promover a gestão sustentável dos recursos hídricos. Foi estabelecido pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 1993 como um dia para chamar a atenção para a crise global da água e para inspirar ações para enfrentar os desafios relacionados à água.

A celebração deste dia também visa lembrar que a água é um recurso finito e vital para a vida na Terra, mas que está sendo cada vez mais ameaçado pela poluição, pela mudança climática, pelo desperdício e pela má gestão.

Que importância tem a gestão da água para o concelho de Salvaterra de Magos?

A gestão da água é de extrema importância para o concelho de Salvaterra de Magos, em Portugal, por diversas razões:

Agricultura: O concelho de Salvaterra de Magos é uma região de forte tradição agrícola, com uma grande produção de arroz, frutas e hortaliças. A gestão adequada da água é essencial para a irrigação das culturas, garantindo assim a produção e a sustentabilidade agrícola.

Turismo: A região de Salvaterra de Magos tem uma forte ligação à água, com o Rio Tejo a delimitar o concelho. O turismo fluvial é uma atividade económica importante e a gestão adequada da água é essencial para manter a qualidade da água e para assegurar que os recursos hídricos estejam disponíveis para uso turístico. E nunca podemos esquecer a importância da actividade piscatória reforçando isso mesmo o decorrer do mês da enguia no nosso concelho.

Saúde pública: A qualidade da água é essencial para a saúde pública. A gestão adequada da água garante que a água utilizada para consumo humano esteja livre de contaminantes, evitando assim doenças transmitidas pela água.

Conservação da natureza: A região de Salvaterra de Magos tem uma rica biodiversidade, incluindo uma grande variedade de aves e peixes. A gestão adequada da água é essencial para a preservação do ecossistema local e para a proteção da flora e fauna existentes.

Assim, a gestão adequada da água é fundamental para o desenvolvimento sustentável do concelho de Salvaterra de Magos, garantindo a produção agrícola, o turismo, a saúde pública e a conservação da natureza.