Estamos todos solidários com o povo Ucraniano

SOLIDARIEDADE COM O POVO UCRANIANO, PELA IMPLEMENTAÇÃO URGENTE DE MEDIDAS PARA APOIO E ACOLHIMENTO A PESSOAS REFUGIADAS E DE SANÇÕES CONTRA A OLIGARQUIA RUSSA

Na madrugada do dia 24 de fevereiro de 2022, as tropas da Federação Russa invadiram a Ucrânia. Esta agressão merece condenação sem reservas. Devemos solidariedade ativa ao povo ucraniano e a todas as pessoas que se estão a manifestar contra esta invasão por todo o mundo, sobretudo na Federação Russa, onde milhares de cidadãs e de cidadãos foram já detidos pelo regime autoritário de Vladimir Putin.

Para travar esta invasão, Portugal e a União Europeia devem aplicar duras sanções aos dirigentes russos, aos oligarcas seus apoiantes e respetivas empresas que suportam o esforço de guerra. Os estados-membros devem ainda oferecer o seu apoio político, diplomático e económico à Ucrânia para a preservação da sua integridade territorial e soberania política. A forma mais eficaz de travar os planos bélicos de Vladimir Putin é garantir que a oligarquia que o sustenta fica sem meios para financiar a guerra na Ucrânia.

Num momento em que a guerra está em curso, é fundamental proteger as populações e garantir a sua segurança. Para tal, é necessário criar corredores seguros para os refugiados e garantir o seu acolhimento condigno.

Assim, a Câmara Municipal de Salvaterra de Magos, reunida no dia 09 de março, recomenda:

- Saudar a comunidade ucraniana residente no nosso concelho e manifestar-lhe a sua inteira solidariedade, nestes momentos difíceis por que está a passar;

- Que colabore para a reunificação familiar das pessoas já residentes no concelho, em articulação com a comunidade ucraniana cá residente;

- Que se disponibilize para receber pessoas refugiadas da guerra na Ucrânia, inclusive menores não acompanhados, assegurando todas as condições para o seu acolhimento;
- Que se disponibilize para acolher opositores à guerra perseguidos pelo regime autoritário da Federação Russa;

- Que inste o Governo português a aplicar sanções efetivas à oligarquia russa, revogando os vistos gold anteriormente atribuídos e congelando e expropriando os bens que detêm em território nacional;

- Que inste as autoridades europeias a tomar medidas efetivas que impeçam o financiamento do esforço de guerra russo.

Vereador do Bloco de Esquerda

Luís Gomes