Festival do Associativismo e Juventude não vai acontecer

O Bloco de Esquerda propôs através do Vereador Luís Gomes a criação e promoção regular de um Festival do Associativismo e Juventude de forma a fomentar e reconhecer esta expressão organizada no concelho de Salvaterra de Magos.

Considerando que:

  • O Associativismo é a expressão organizada da sociedade, apelando à responsabilização e intervenção dos cidadãos em várias esferas da vida social e constituiu um importante meio de exercer a cidadania.
  • A importância e o valor do associativismo decorrem do facto de constituir uma criação e realização viva e independente; uma expressão da ação social das populações nas mais variadas áreas.
  • O Associativismo envolve participação, solidariedade, união e cooperação por objetivos comuns.
  • O Associativismo resulta sempre de uma congregação de esforços em torno de um interesse comum, manifestando-se em objetivos diversificados, levando a que existam as mais variadas associações (culturais, recreativas, desportivas, defesa do ambiente e património, desenvolvimento local, moradores, estudantes, pais, profissionais...).
  • O concelho de Salvaterra de Magos manifesta-se ao longo da sua história uma implementação muito significativa de um associativismo com história, ativo, dinâmico e particularmente resiliente. Associativismo que continua a assumir um papel fundamental e insubstituível no concelho de Salvaterra de Magos, é um garante do acesso por todos à cultura e ao desporto; é um fator de integração e coesão social; é uma escola de cidadania e de democracia; e é também um espaço de transformação social e de emancipação.
  • O Associativismo Juvenil deve ter particularidades de representação, promoção e valorização dos/as jovens e das associações juvenis perante a construção de políticas de juventude.
  • O Associativismo Juvenil é uma área fundamental e prioritária na atuação, pela possibilidade de jovens, juntos, se agregarem e melhorarem a vida do concelho de Salvaterra de Magos.