Isto é um crime público
![](https://salvaterrademagos.bloco.org/sites/default/files/transporte-escolar_0.jpg)
A intervenção completa do Vereador Luís Gomes na reunião de câmara:
Sr. Presidente como sabe o Bloco de Esquerda é muito crítico no que se refere ao garante do serviço público de transportes coletivos no nosso concelho. É um facto lamentável a falta de cobertura de transportes no nosso território, horários diminutos e frequência deficiente. Os nossos munícipes não têm garantidas no nosso concelho de um dos serviços públicos fundamentais que são o garante à mobilidade de todas e todos. Estamos certos de que se deve à completa incompetência, insensibilidade e opção política da maioria em não valorizar e apostar nos transportes públicos coletivos.
No entanto consideramos que após um reforço orçamental que este órgão aprovou, com o voto contra do BE, para reforçar a viabilidade financeira da empresa que têm a concessão dos transportes coletivos, mesmo num contexto de redução dos serviços de transportes prestados, lay-off e despedimentos de trabalhadores, não podemos deixar de lamentar profundamente que o Sr. Presidente e Sra. Vereadora Helena Neves ignore a falta de transportes escolares.
Os nossos alunos não têm condições de transportes exigidos por lei nem em resposta à pandemia que atravessamos. Estamos perante um «crime público» o facto de alunos não conseguirem transporte, os encarregados de educação são obrigados a encontrar soluções alternativas, como os que conseguem transportes vão em camionetas sobrelotadas, inclusive sentados nos corredores das camionetas. Como devem compreender nem vale a pena referir ao distanciamento social exigido.
Sr. Presidente e Sra. Vereadora Helena Neves conseguem dormir descansados sabendo em que condições são transportados os nossos alunos? Será que não têm capacidade para garantir os transportes em condições legais e para todas e todos os nossos alunos, sem excluir ninguém? O Bloco de Esquerda acha que não e apela mais uma vez a uma clara resposta a um serviço essencial para os nossos jovens estudantes, o direito ao transporte.