Jacintos de Água Invadem Sorraia
O Vereador Luís Gomes, pressionou o executivo municipal a tomar medidas, relativamente a este problema, que também é de Salvaterra de Magos:
O rio Sorraia é um património hidrográfico que pertence a todas e todos os portugueses. Problemas ambientais e ecológicos emergem no rio Sorraia. A Reserva Natural do Estuário do Rio Tejo, o rio Almansor e a construção do açude no próprio Sorraia, estão no centro das preocupações ambientais provocadas pela invasão de jacintos de água.
O ecossistema do rio Sorraia alberga um conjunto de seres vivos, as interações desses organismos com o meio e entre si criam um habitat para muitas espécies que correm perigo de extinção.
O Rio Sorraia é um Ecossistema em risco e temos todos de refletir e intervir na sua defesa. Não só porque existe uma invasão anormal de jacintos de água, mas também porque as entidades competentes não se têm interessado pela defesa deste habitat especial que acolhe tantas espécies.
No que se refere a esta invasão de jacintos de água temos assistido a uma desculpabilização generalizada, felizmente teve como resultado final uma intervenção conjunta entre os municípios de Coruche, Benavente e APA «Agência Portuguesa do Ambiente». Mas muito à fazer de forma a impedir novos e permanentes ataques ambientais ao rio Sorraia.
Lamentamos profundamente, e mais uma vez, a total inexistência de políticas ambientais, assim como uma total inação do executivo socialista no que se refere aos problemas ambientais. Porque Sr. Presidente o rio Sorraia também deve ser uma preocupação do concelho de Salvaterra de Magos, não só pelo seu ecossistema que nos afeta, assim como a vivência, usufruto e ligação que a nossa população tem com o rio Sorraia.
Já agora aproveitamos para informar da existência de jacintos de água na Vala Real, na esperança que exista intervenção na sua limpeza.