Participação democrática, abstenção preocupante

O Bloco de Esquerda, vem depois de fundamentadamente ter analisado o ato bem como os resultados do recente ato eleitoral legislativo congratular a participação democrática de todas as forças politicas, de todas e todos os candidatos, assim como, dos que se mobilizaram em prol das diversas candidaturas e de quem garantiu o funcionamento destas eleições, sem deixar de lamentar os níveis preocupantes de abstenção.

A intervenção do Vereador Luís Gomes na reunião de câmara, foi a seguinte: 

Começo a presente reunião de câmara por assinalar o recente ato eleitoral legislativo nomeadamente referindo a congratulação pelo seu normal funcionamento no concelho de Salvaterra de Magos. Congratular igualmente a participação democrática de todas as forças politicas, de todas e todos os candidatos, assim como, dos que se mobilizaram em prol das diversas candidaturas e de quem garantiu o funcionamento destas eleições.

Lamentar os níveis altíssimos de abstenção que ocorreram no nosso concelho, convicto que muito temos que fazer para contrariar o afastamento dos nossos munícipes do seu dever cívico.

Registar como positivo o aumento da pluralidade na nova representação parlamentar, assim como o reforço da esquerda na esperança que todos estejamos à altura dos desafios e expectativas dos Portugueses neste resultado eleitoral.

Por último lamentar profundamente a entrada da extrema direita no parlamento, a casa da democracia. Até este ato eleitoral fazíamos parte dos três países da União Europeia que não registavam representação de organizações, populista, xenófobas e racistas no parlamento. Certamente fica o desfio a todos para uma reflexão profunda sobre as consequências destes ideais na agenda politica Portuguesa.