Pela Eliminação da Violência Contra as Mulheres

O Vereador Luís Gomes interveio em nome do Bloco de Esquerda em reunião de câmara, para assinalar O Dia Internacional para a Eliminação da Violência Contra as Mulheres que se celebra todos os anos a 25 de novembro. Esta data visa alertar a sociedade para os vários casos de violência contra as mulheres, nomeadamente casos de abuso ou assédio sexual, maus tratos físicos e psicológicos. Nunca nos esqueçamos, porque esquecer é contribuir para mais violência.

A intervenção completa do Vereador Luís Gomes:

No dia de hoje, 25 de novembro diversas pessoas e coletivos subscreveram um manifesto “Pelo Fim da Violência Contra as Mulheres”. Estão já marcadas concentrações no dia 25 de novembro em Lisboa e Viseu.

Pode ler-se no manifesto, “Num ano particularmente difícil, marcado pela pandemia, no dia Internacional pela Eliminação da Violência contra as Mulheres (25 de novembro) lembramos a violência que, nas suas múltiplas formas e tipologias, é exercida contras as mulheres em Portugal e no mundo e, em particular, todas as que, fruto do confinamento, viveram ainda mais indefesas e isoladas em contexto de violência”.

O manifesto convoca para uma concentração  no Rossio, em Lisboa, hoje pelas 17h, em substituição da habitual marcha, “para repudiar todas as formas de violência contra as mulheres, para repudiar o patriarcado, lembrando de forma especial as mulheres negras, as mulheres indígenas, as mulheres migrantes, as mulheres LGBTI+ e todas as mulheres que sofrem neste contexto de pandemia”.

A organização também tem previsto realizar uma iniciativa online, que envolve dezenas de organizações, coletivos e ativistas, aberta à participação através das redes sociais, através da publicação de fotografias e mensagens sob o mote #stopViolênciaMachista.

Neste mesmo dia da concentração, no dia 25 de novembro, será lançada uma nova campanha nacional de prevenção e combate à violência contra as mulheres e a violência doméstica. Será apresentado o Pacto contra a Violência pela Comissão para a Cidadania e a Igualdade de Género (CIG), no dia 25 pelas 15h, num evento transmitido pelas redes sociais da CIG.

O Bloco de Esquerda assinala aqui O Dia Internacional para a Eliminação da Violência Contra as Mulheres que se celebra todos os anos a 25 de novembro. Esta data visa alertar a sociedade para os vários casos de violência contra as mulheres, nomeadamente casos de abuso ou assédio sexual, maus tratos físicos e psicológicos.

Esta luta pela eliminação da violência contra as mulheres tem que estar presente, todos os dias, e o município de Salvaterra de Magos tem que ter um papel ativo e presente pela sua erradicação.