Projeto Tejo, impactos que nos dizem respeito

O Bloco de Esquerda tem questionado, com pouco sucesso, a maioria socialista que gere o nosso município sobre se estão preocupados com os enormes impactos que este projeto acarreta para a qualidade da água, não só para abastecimento, mas também para as atividades turísticas e piscatórios que serão as mais atingidas.

A intervenção completa do Vereador Luís Gomes na reunião de câmara:

Sr. Presidente como deve saber o chamado Projeto Tejo irá ocasionar, no projetado açude de Valada, que as suas águas irão eutrofizar-se, devido ao:

  • Aumento de temperatura para mais de 26 graus C no Verão;
  • Elevadas concentrações de Fósforo superiores a 150 mg/ m3;
  • Elevado tempo de residência (acumulado com os açudes de montante) de 2 a 3 meses, e estagnação das águas. 

Assim, as águas do Tejo no concelho de Salvaterra de Magos atingirão um estado de eutrofização e condições de crescimento de cianobactérias «algas azuis/verdes que produzem toxinas» incompatíveis com a prática de banhos e desportos náuticos, com a captação de água para abastecimento público nomeadamente na Estação Tratamento Água de Vale da Pedra, com a pesca de espécies como a lampreia e o sável e em geral com a atividade piscatória e o turismo.

Devido a estes impactos ambientais que são ignorados pelos mentores do Projeto Tejo, apenas preocupados com a disponibilidade da água para o regadio, com muito menores exigências de qualidade.

Gostaríamos de saber se a maioria socialista que gere o Município de Salvaterra de Magos expressa preocupações com os enormes impactos que este projeto acarreta, e se sim, saber se está disponível para junto do Ministério do Ambiente alertar para esta enorme desnaturalização do curso inferior do Rio Tejo.