Ribatejana deixa clientes a pé...
A intervenção completa do Vereador Luís Gomes na reunião de câmara:
Sr. Presidente como sabe o Bloco de Esquerda tem reportado diversas críticas para as respostas de empresa Ribatejana na concessão dos transportes públicos coletivos na região e no nosso concelho.
A maioria aprovou no contexto da pandemia um reforço complementar para compensar as dificuldades da empresa Ribatejana devido ao covid19. A empresa, recorreu ao lay-off e despedimentos, assim como à redução considerável de carreiras e percursos e que nos pareceu injustificável. Deixámos aqui claro a nossa discordância para o facto desta empresa não adaptar horários e carreiras à nova realidade que atravessamos. E desafiámos por diversas vezes a maioria socialista para exigir respostas de forma a todas e todos os munícipes do nosso concelho terem soluções para as suas necessidades de deslocação, particularmente neste contexto de pandemia covid19.
Falámos de medidas de reforço da higienização dos transportes coletivos e suspensão da cobrança de passes e bilhetes de transporte, reforço da oferta de transportes nos horários e percursos dos profissionais e dos serviços essenciais. O garante das regras, nomeadamente no respeito da lotação dos transportes públicos e na obrigatoriedade de máscara.
As respostas foram muito vagas e nada visíveis e o completo desinteresse da maioria socialista sobre o garante da mobilidade dos nossos munícipes é lamentável.
Deixamos aqui um veemente apelo para que interceda junto da administração da Ribatejana no sentido de perceber e solucionar as ligações das nossas freguesias, nomeadamente da Glória do Ribatejo, Granho e Marinhais a Salvaterra de Magos, aos domingos ao fim do dia, de forma a permitir a ligação ao expresso que vem de Coruche com destino a Lisboa. Acontece que alteração do horário do expresso, para mais cedo, e mantendo as ligações no concelho nos mesmos horários criou no domingo passado aos utentes do concelho que iam para Lisboa e ao chegaram a Salvaterra de Magos já não conseguiram apanhar o expresso. Sr. Presidente isto é inadmissível.