Pela Eliminação da Violência Contra as Mulheres

A intervenção completa do Vereador Luís Gomes:
No dia de hoje, 25 de novembro diversas pessoas e coletivos subscreveram um manifesto “Pelo Fim da Violência Contra as Mulheres”. Estão já marcadas concentrações no dia 25 de novembro em Lisboa e Viseu.
Pode ler-se no manifesto, “Num ano particularmente difícil, marcado pela pandemia, no dia Internacional pela Eliminação da Violência contra as Mulheres (25 de novembro) lembramos a violência que, nas suas múltiplas formas e tipologias, é exercida contras as mulheres em Portugal e no mundo e, em particular, todas as que, fruto do confinamento, viveram ainda mais indefesas e isoladas em contexto de violência”.
O manifesto convoca para uma concentração (link is external) no Rossio, em Lisboa, hoje pelas 17h, em substituição da habitual marcha, “para repudiar todas as formas de violência contra as mulheres, para repudiar o patriarcado, lembrando de forma especial as mulheres negras, as mulheres indígenas, as mulheres migrantes, as mulheres LGBTI+ e todas as mulheres que sofrem neste contexto de pandemia”.
A organização também tem previsto realizar uma iniciativa online, que envolve dezenas de organizações, coletivos e ativistas, aberta à participação através das redes sociais, através da publicação de fotografias e mensagens sob o mote #stopViolênciaMachista.
Neste mesmo dia da concentração, no dia 25 de novembro, será lançada uma nova campanha nacional de prevenção e combate à violência contra as mulheres e a violência doméstica. Será apresentado o Pacto contra a Violência pela Comissão para a Cidadania e a Igualdade de Género (CIG), no dia 25 pelas 15h, num evento transmitido pelas redes sociais da CIG.
O Bloco de Esquerda assinala aqui O Dia Internacional para a Eliminação da Violência Contra as Mulheres que se celebra todos os anos a 25 de novembro. Esta data visa alertar a sociedade para os vários casos de violência contra as mulheres, nomeadamente casos de abuso ou assédio sexual, maus tratos físicos e psicológicos.
Esta luta pela eliminação da violência contra as mulheres tem que estar presente, todos os dias, e o município de Salvaterra de Magos tem que ter um papel ativo e presente pela sua erradicação.