PS chumba Programa de Compostagem Individual e Colectiva apresentado pelo Bloco

Na semana Mundial do Ambiente a Concelhia de Salvaterra de Magos apresentou em reunião de Câmara uma proposta de deliberação para um inovador programa de compostagem.

Proposta de Deliberação

A compostagem consiste na decomposição dos resíduos domésticos por acção de microrganismos que na presença de oxigénio (processo aeróbio) e que originam uma substância designada composto. O composto que se obtém no fim do processo poderá ser utilizado como adubo, uma vez que melhora substancialmente a estrutura do solo).

Este processo de compostagem reduz significativamente os resíduos domésticos produzidos, cerca de 40% do lixo diário são resíduos orgânicos, contribuindo a médio prazo para um redução expressiva nos custos do município com o transporte e respectivo deposito dos resíduos assim como contribuem para um concelho mais sustentável ambientalmente.

O Bloco de Esquerda propõe que na presente data, em que se assinala o Dia Mundial do Ambiente, que a Câmara Municipal de Salvaterra de Magos, reunida em Sessão Ordinária, no dia 06 de junho de 2018, delibera:

- Implementar um programa municipal para “Compostagem Individual e Comunitária” através da instalação de contentores para este tipo de resíduos orgânicos em locais públicos.
- Disponibilizar gratuitamente contentores individuais aos munícipes que o solicitem.
- Desenvolver uma campanha de informação e sensibilização de reciclagem, como processo que visa transformar  materiais usados em novos produtos com vista à sua reutilização e manuseamento do compostor.

Vereadores do Bloco de Esquerda

Salvaterra de Magos, 06 de Junho de 2018